Vamos começar com os vestidos de Lady Capulleto, a mãe da Julieta. Tá que ela usa poucos vestidos durante o filme, mas pelo menos muda de roupa, ao contrario da mãe do Romeo que usa o mesmo vestido o filme todo, mesmo aparecendo em cenas com intervalo de alguns dias entre uma e outra.
Uma coisa interessante que podemos notar no filme, são as cores das roupas dos Montecchios e dos Capulletos. Os Montecchios usam cores frias, praticamente em cinza e azul, enquanto que os Capulletos usam cores quentes como o vermelho e o amarelo, e isso pode ser reparado inclusive nas roupas dos criados. Isso é uma forte referencia medieval e pré-renascentista italiana de roupas hieraldicas, ou seja, roupas inspiradas nos brasões e cores de cada familia que além de identificar a que clã esta pessoa pertencia, ainda demonstrava seu status social. É muito óbvio que as cores dos Capulletos são o vermelho e o amarelo, e as dos Montecchios é o azul e o cinza.
Montecchios versus Capulletos A ama de Julieta também usa as cores da familia Quando Lady Capulleto aparece pela primeira vez, ela está se arrumando pra festa, e advinhe só as cores do vestido dela? Vermelho com detalhes em dourado, uma variação do amarelo. Julieta também usa um vestido vermelho, e tem detalhes dourados nos cabelos. Mesmo os homens da familia, como o pai de Julieta e seu primo Teobaldo usam vermelho e amarelo. E qual é a cor do traje de Romeo? Azul e cinza!
O vestido segue a mesma linha dos vestidos da Julieta, decote em "V", cintura alta e mangas enormes em forma de sino. Tudo muito caracteristico do final da Idade Média. E na cabeça ela usa esse toucado fofo arredondado que se chama balzo. O balzo surgiu justamente nesse século de transição entre a Idade Média e o Renascimento, ficando na moda por pouco mais de um século!
da esquerda para a direita: o cantor contratado para entreter os convidados;
Conde Páris, um membro da familia real de Verona; e os Capulletos, Teobaldo e Lord Capulleto. Rosalina, o primeiro amor de Romeo, e prima de Julieta. Ainda falando dos trajes do baile, temos Rosalina, com um vestido muito próximo da transição do gótico pro renascimento, com uma especie de robe de brocado sobre o vestido que foi muito usado pelas damas da Renascença Italiana.
Lady Capulleto ainda aparece com mais 3 modelos diferenciados:
O primeiro, um vestido para usar em casa, em cores mais neutras e discretas. O segundo, um vestido preto representando o luto pela morte de Teobaldo. E o terceiro, um vestido muito parecido com o usado no baile, com as cores da familia aliadas ao preto do luto, pela "morte" de Julieta. Mas nesses trajes o interessante nem é tanto o modelo do vestido, que era bem parecido com a grande maioria dos vestidos da época (só se diferenciando por um brocado, uma aplicação de peles, ou pedras preciosas aplicadas), mas sim seus penteados.
As tranças enroladas sobre as orelhas é um tipico penteado medieval, usado desde o seculo XII. Durante o seculo XIV, esse penteado ficou famoso adornado com uma redinha (bordada com pedras preciosas sobre cada uma das tranças enroladinhas), como hainaut, em homenagem à rainha da Inglaterra Phillipa de Hainaut, que foi extremamente popular em sua época.
Tranças entrelaçadas com fitas também foram usadas durante toda a Idade Media, mas enroladas sobre a cabeça com esse aspecto de "cornos", também é uma caracteristica fortissima do final da Idade Media. As mulheres usavam a testa alta (muitas vezes raspada alguns centimetros para parecer maior) e faziam essas estrepolias com cabelos, toucados e chapeus como uma forma de "estar mais proxima do céu", ou seja, de Deus. É... o padrão de beleza da época era meio excentrico mesmo, rsrs
O traje da Lady Montecchio também segue a mesma linha dos vestidos desse periodo, mas seu chapeu é uma mistura de balzo com um henin em forma de cone. Henin é aquele chapeu de fada pontudo que geralmente tinha um véuzinho preso na ponta que caia sobre a parte de trás da cabeça com comprimentos que podiam variar dos ombros até ao chão. O efeito era bem bonito, embora eu achei que esse chapeu não fosse muito pratico em ambientes de teto baixo, rsrs...
Ainda bem que os tetos, portas e janelas medievais só não eram mais altos porque não dava!
E aqui chegamos ao fim dos posts juliéticos sobre a versão de Zeffirelli. No proximo post, vamos falar da versão moderna de Romeu e Julieta, sim sim a do Leonardo DiCaprio!
Não perca!
;)
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